Organizar seu tempo para organizar sua vida!

A coisa mais valiosa que todos temos é O tempo é praticamente todo nosso se fizermos uma aliança com ele. Comandar o tempo é acima de tudo, organizar a própria vida dentro das 24 horas recebidas a cada dia. Organizar o dia possibilita maior produtividade pelo melhor aproveitamento do tempo. Já que todos temos a mesma quantidade de horas todos os dias, cabe a nós então utilizá-las muito bem.

Por isso o administrar a si mesmo é a base para poder governar o tempo. O que passou nunca mais volta e o que esta por vir pode ter uma qualidade melhor se planejado adequadamente.
Hoje com a vida agitada que todos levamos, administrar e organizar as atividades do cotidiano se torna uma tarefa obrigatória para quem quer realizar e concluir tudo que tem vontade ou deseja.
Ter uma lista com todas as atividades que você deverá cumprir durante aquele dia. Vá colocando no papel o que vier na sua cabeça, sem preocupação com a ordem. Vasculhe a mente para saber se não foi esquecido nada, depois deve organizar.
A partir da lista comece adquirir o hábito de manter uma agenda diária. E no final do dia confira tudo o que conseguiu fazer e transfira para o dia seguinte o que não foi feito.
Deve sempre fazer uma avaliação das necessidade desse desejo. “Devo mesmo iniciar esse projeto, essa atividade, será útil ou importante?
Seus objetivos sempre devem ser muito claros e definindo previamente o que se quer.
Especificamente o que se quer? O que exatamente você está buscando?
Depois deve fazer um plano de ação de como vai fazer para alcançar o que esta buscando, e deve estabelecer se vai conseguir em uma única etapa ou terá outras, deve ter em mente como vai fazer para conseguir o que planejou.
Deve estabelecer as prioridades, agora você deve organizar seu brainstorm de tarefas seguindo a ordem de importância e urgência. O mais importante vem primeiro.
Deve sempre que possível Estipular tempo para cada tarefa, calcule de cabeça quanto tempo em média você levaria para executar cada atividade e anote. Dê uma tolerência de 15 minutos ou mais, de acordo com o que achar melhor.
Sempre todas as ações, objetivos, desejos devem ser priorizada.
Estipular prazos, quando será terminado, entregue, qual será o tempo que vai levar para cada um, se for mais de um, pelo tempo de um saberá o tempo que vai levar para todos. Depois tem de saber o que tem de fazer para cumprir o prazo.
O tempo também tem de ser planejado, é fundamental – mensurar o tempo gasto que cada atividade. Planejar o tempo significa saber o que se quer fazer e ordenar as ações para a realização da maior quantidade, no menor prazo para se atingir objetivos bem estabelecidos. Deve estimar quem melhor pode realizar a tarefa, você mesmo, ai poderá também calcular os tempos das outras pessoas, e por ai vai saber como calcular os prazos.
Mas nunca se esqueça que imprevistos sempre podem aparecer, por isso o tempo de fazer as coisas sempre devem ter uma margem de segurança, pois vai ser ela que te fará cumprir os prazos quando algum imprevisto acontecer.
A execução com certa facilidade e ainda pode ser conseguido primeiro desde que reservado o tempo adequado para as mais complexas. Essas ultimas devem se possível serem divididas, ou seja, faça por partes para não desperdiçar o tempo, assim conseguira um resultado muito melhor.
Saber governar o tempo, é seu grande treino, e quanto mais praticado, mas conseguira facilidades e possibilidades de se conseguir tudo que deseja, terá mais facilidade pois será como nadar a favor da maré e não contra ela. Fazendo uma analogia com o mar, a melhor maneira de sair da água que lhe puxa para traz é nadando lateralmente em relação a correnteza, jamais contra ela.
E nunca deve esquecer de dentro dos seus planejamentos nunca pode faltar hora de descanso, entre um punhado e outro de tarefas, adicione um intervalo de tempo para descansar seu cérebro. Coisa de uns 20 minutos para ler algo, ver besteira na internet, conversar sobre o jogo do seu time ou mesmo dormir um pouco (especialistas dizem que tirar pequenos espaços de tempo para dormir deixa a mente mais relaxada e diminui o estresse, que muitas vezes vai adquirir durante o dia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *