Gestão de pessoas em 5 tópicos

Liderar uma equipe é sem dúvida uma das tarefas mais difíceis de um líder, por isso, eles ganham melhores salários, tudo pela responsabilidade dos resultados de toda equipe.

As pessoas são diferentes na forma de agir e pensar, mas s]ao iguais na essência, por isso tamanha complexidade ao lidar com elas.

Aqui escolho 5 tópicos que em minha opinião são os mais importantes para realizar uma boa gestão de pessoas.

1 – Pode parecer loucura o que vou dizer, mas o líder deve pensar nos resultados somente no inicio do processo de gestão, com o passar do tempo coloque os resultados em segundo plano, pois ele irá acontecer naturalmente caso esteja fazendo uma boa gestão. O ideal é que exista alguém fazendo esse controle de resultados para você e os relatórios cheguem prontos e a tempo.
A comunicação dos objetivos, seja da empresa ou os individuais, deverá ser bem feita no começo do processo, a ponto de não deixar dúvida nenhuma de onde a equipe está, como e onde deverá chegar. Essa avaliação constante se a equipe assimilou ou não os objetivos, deverá ser feita por você diariamente.
2 – Conheça toda sua equipe como a palma da sua mão, sentimentos, dificuldades, com quem pode contar e com quem nunca poderá. Isso te fará ganhar tempo e produtividade nas prioridades que surgirão.
Treine constantemente essa equipe, não necessariamente só com treinamentos específicos, mas converse, passe mensagens que gostaria que fosse praticada e lembre-os sempre que saírem do foco.
3 – Pergunte todos os dias como está cada integrante da sua equipe, dê feedback quando necessário, ouça sempre as necessidades das pessoas. Proporcione ferramentas adequadas para o desempenho do seu pessoal. Seu tempo deve ser direcionado para dar qualidade de trabalho e medir a produtividade individual.
4 – Seja um exemplo, nas atitudes, horários, ética, honestidade e sinceridade. Só assim poderá esperar e cobrar a mesma coisa deles. Muitas vezes os resultados acontecem pela motivação que a equipe tem em relação a empresa e o líder.
5 – Crie um substituto, ter alguém na equipe que possa te substituir é fundamental para todos, para a empresa proporcionará segurança, para você a tranquilidade em um possível crescimento e recolocação interna e para a pessoa escolhida, maior motivação pelo reconhecimento.
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