Dicas de organização do espaço escolar em casa e da mochila escolar

Nesta época do ano as mães começam a ficar preocupadas com a organização da rotina, material, etc das crianças, hoje vamos dar uma mãozinha.

Primeiro passo é organizar o local onde cada coisa fica guardada, por exemplo um armário com prateleiras ou um gaveteiro, onde tudo vai ter seu lugar definido, é importante que se fixe um horário em um lugar bem visível para facilitar que a criança sozinha organize sua mochila, até mesmo uma criança do ensino infantil com supervisão da mãe.

As divisões dentro da gaveta podem ser feitas até mesmo com potes de sorvetes o potes plástico de vários tamanhos para ocupar todo o fundo da gaveta e dividir bem os lápis , borrachas, etc.

Em cina da mesa de estudo ou do gaveteira, podemos colocar caixas de folhas de exercícios feitas, e de deveres a serem feitos.

Insista com seu pequeno estudante para que tudo o que for da escola fique ali. Peça para que ele deixe sempre organizado conforme ele vai usar aquele material durante a semana; depois dos estudos é aconselhável guardar tudo no local correto para que ele não fique procurando onde colocou o livro ou o caderno.

As provas e trabalhos devem ser organizados em várias pastas uma para cada matéria ou em uma única com folhas plastícas para armazenar.

Chegou a hora de organizar a mochila escolhida pela criança, lembrar sempre que a mochila de rodinha ou de costas, não devem passar de 10% do peso da criança adolescente.

Para colocar o matéria dentro da mochila, devem começar com os livros e caderno maiores, depois os menores como livros de leitura e dicionários, finalizando com os estojos.

È sempre importante que não se acumule na mochila folha amassadas, para que isso não aconteça, use uma pasta que não tenha elástico pois as crianças acabam jogando dentro da mochila os por preguiça de abrira pasta.

Reservando um espaço para o material escolar e seguindo a rotina de arrumar tudo com calma e antecipação fica muito mais fácil seu filho organizar sozinho a mochila e tomar conta do próprio material escolar; e assim ele acaba com a bagunça no quarto e ainda carrega só o necessário para a escola.

Mochila e lancheira
Os componentes da lancheira

Divisão de estojo – Lápis de cera

Livros e cadernos

Estojo de lápis de cor e material diversos

Estojo de canetinha
1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *