Despensa dos Deuses

Nada é mais frustrante do que iniciar a preparação de um prato e notar que faltam ingredientes para aprontá-lo. Situações como esta podem ser eliminadas do dia-a-dia com a organização da despensa. A divisão da compra de supermercado deve ser em secos e molhados: latas, grãos, bebidas etc. Ressaltando a importância de reposicionar os produtos a cada nova compra pela data de validade, deixando à frente os com vencimento mais próximo. Para não faltar nada, faça um inventário dos itens da despensa, listando inclusive a quantidade. Sempre que retirar algo, marque na relação. Na hora de fazer compras, é só utilizar essa marcação. Outra maneira eficiente é deixar a lista fixada na despensa e, quando pegar a penúltima embalagem ou lata, anotar na relação. Observe algumas dicas:
1 – Cebola e alho devem ser arrumados em cestas, e nunca em recipientes fechados, que abafam e aceleram sua deterioração.
2 – Chás de saquinho podem ficar na mesma embalagem ou em caixas próprias com divisórias para os sabores. Já os chás a granel devem ser transferidos para potes de vidro herméticos.
3 – Latas de alimentos doces e salgados devem ser empilhadas separadamente, levando-se em consideração a validade.
4 – Especiarias, deve ser transferidas para outros potes com tampas. Para facilitar o transporte das ervas para a pia é indicado dispô-las em uma bandeja.
5 – Bolachas, achocolatados, salgadinhos e guloseimas podem ficar agrupados, pois são geralmente consumidos nos lanches da tarde. Após abertas as embalagens de biscoitos e bolachas, guardeas na geladeira.
6 – Grãos, farinhas e macarrão duram até dois anos se armazenados em potes de vidro, que facilitam a visualização e não reagem com facilidade à mudança de temperatura, como o plástico, por exemplo.
7 – Bebidas podem ser dispostas em fileiras na última prateleira. Se não tiver uma adega para os vinhos, use a despensa e armazene-os deitados para que a rolha não seque e a bebida estrague.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *